segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um jogo apenas e ...


A torcida do Fluminense respira o ultimo jogo contra o Guarani. A torcida do Fluminense acompanha os noticiários esportivos com uma atenção jamais vista. A torcida do Fluminense não caberá no tosco Engenhão. A torcida do Fluminense, não fala mais nada, além de Neeennse...neeeeennseeee...neeensse...um mantra na verdade.

Mas para a torcida do Fluminense se tornar a mais feliz do Brasil no dia 05 de Dezembro, é preciso atenção a alguns detalhes.

- O Fluminense precisa entrar em campo pensando em vencer o jogo. Sê impor desde o inicio e controlar e muito ansiedade. Se jogarmos como jogamos contra o Palmeiras, não haverá título algum.

- O Guarani não vai jogar sua vida na partida, mas poderá entrar motivado por uma mala branca. Vale lembrar que o Guarani passa por uma situação delicada: time rebaixado, salários atrasados e o que não falta é jogador querendo ter um Natal mais farto.

- Mesmo assim, o Guarani não tem bola para bater o Fluminense, mas o Fluminense , se quiser, é capaz de perder para o Guarani, assim como perdeu para times mais fracos durante a competição, como Goiás e Atlético-Go.

- O futebol pífio apresentado contra o São Paulo e o Palmeiras, há de ser esquecido. Entendo que jogar contra times que se recusam a jogar é mais difícil, fica um clima estranho entre os jogadores e isso pra mim foi perceptivo contra esses dois adversários. Porém, há um bom tempo o Fluminense não faz uma ótima apresentação e mesmo assim estamos onde estamos.

- O Muricy nesse momento se torna o mais importante pro grupo, por já ter vivido essa pressão algumas vezes. Muricy sabe que o título está próximo, mas para isso precisamos vencer mais um adversário e neste momento prudência e pés no chão são fundamentais.

- Conca, que fez belos gols contra o São Paulo, não jogou bem nas duas ultimas partidas. Para coroar de vez essa temporada, tem que fazer mais. Craque tem que decidir!

- O Guarani pode muito bem entrar em campo para segurar o Flu. Não tentar vencer, mas simplesmente empatar, ficar trancado lá atrás. Um empate conosco e uma vitória do Corinthians, o título sai de nossas mãos e o choro será eterno.

- O comportamento do Fluminense no segundo tempo contra o Palmeiras, foi um dos piores que já eu vi. O Palmeiras também nada fez. Em determinado momento, na verdade durante maior tempo do segundo tempo, se um americano estivesse vendo aquele jogo, como primeira referência do Esporte Futebol – Soccer pra eles – com certeza ele acharia o esporte mais desmotivante do mundo, insosso e não entenderia nada porque nenhum dos times passava do meio-campo. Volto a dizer, se o Flu quiser ser Campeão vai ter que jogar bola de verdade.

- Com todo respeito ao Guarani, mas o Fluminense só perde esse título para si mesmo.

---------------------------------------

Vou ao jogo, só não sei ainda se como torcedor ou como comentarista pela Executiva FM 101,7. Depois confirmo aqui e no twitter @rodrigojoedf

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Na conta do chá


O título da coluna remete ao tipo de futebol que o Fluminense vem jogando, nem mais, nem menos, mas na conta, no limite. O Fluminense não vem jogando menos que seus adversários diretos, Corinthians e Cruzeiro e também não vem dando grandes exibições, assim como os demais. O que impressiona é que mesmo jogando mal muitas vezes, mesmo não sendo tão contundente como no primeiro turno, mesmo não goleando, mesmo jogando com diversos desfalques, mesmo tendo como titular hoje o seu natural terceiro goleiro, mesmo jogando com o ataque reserva, mesmo assim, continuamos líderes. Isso é I-M-P-R-E-S-S-I-O-N-A-N-T-E!

O fato de já ter entrado em campo sabendo do resultado de Corinthians e Cruzeiro, pode ter sido um estimulo maior e dado uma real situação do Fluminense no Campeonato.

Além de continuar na liderança, vencer um clássico sempre é importante e fazíamos 2 anos e meio que não vencíamos o Vasco. Xô uruca e rumo a titulo!


- Washington mostrou que provavelmente não continuará no Fluminense em 2011. É muito difícil acreditar que o Washington jogando como está, tenha vaga no Flu do ano que vem. Eu particularmente nunca vi de tão de perto um atacante passar por um jejum de gols assim, como o Washington vem passando. Além de perder gols IMPERDÍVEIS, ele vem se colocando mal na área e praticamente jogando no erro do zagueiro e jamais buscando o combate para forçar o erro. Deprimente a fase do coração Valente.

- Tartá hoje fez uma partida incrível, principalmente no primeiro tempo. Provavelmente o jogador que mais correu. Quando tinha a bola, saía em velocidade, as vezes pegava um Washington um pouco lento, sem entender sua velocidade, mas mesmo assim funcionou algumas vezes. Quando não tinha a bola, Tartá dava o combate la atrás, no melhor “estilo Diogo”, chegando junto, roubando a bola e saindo pro jogo.

No segundo tempo cansou um pouco e ficou mais ao lado no Washington num 4-4-2. Mesmo assim, lembro aos tricolores que estamos falando do Tartá, aquele já conhecemos há anos.

- Ricardo Berna novamente teve uma atuação excelente e pontual. Bem colocado, fez defesas difíceis e contou com a sorte numa bola na trave. Ave Berna!

- O Fluminense precisa escovar o Goiás. Além de uma goleada fazer muito bem à alma, aumentar o saldo de gols é fundamental. Só Deus sabe como vai terminar esse campeonato e no momento o Corinthians.

- Particularmente não gosto dessa campanha “Entrega pro Flu”, que os torcedores do São Paulo e Palmeiras estão fazendo, impedindo assim um possível titulo do Corinthians. Fico imaginando a torcida do São Paulo pedindo para entregar o jogo. Jogador se sente mordido nessas horas, recebe salário pra jogar, é complicado isso e pode ter justamente um efeito contrario. Jogadores entrarem em campo com mais disposição para mostrar que “não estão à venda”. Mas o ponto principal de tudo será o comportamento do Fluminense. Se entrar para ganhar a qualquer preço, dar sangue em campo, não vai ter pra ninguém e ninguém precisará entregar nada. Entregar, só a taça mesmo no dia 05.

- Faltam 4.