domingo, 25 de julho de 2010

O Fluminense é Enorme"


O título deste post é uma referência ao Mestre Nelson Rodrigues e nele, quase tudo ocorrido nas ultimas 24 hora se sintetizam. Muricy foi convidado para assumir a Seleção Brasileira e não liberado pelo Fluminense, disse não a seleção. Realmente o Fluminense é Enorme e isso é um tremendo orgulho para toda a torcida tricolor. Porém sabemos que nem tudo é tão simples, claro ou obscuro assim, então tentemos ver por alguns pontos.

- Muricy, quando escorraçado do Palmeiras – porque ninguém imaginava que o Muricy, recém tricampeão Brasileiro fosse contratado pelo Palmeiras(pelo presidente economista queridinho da midia) e mandado embora como foi, meses depois – disse não a outros clubes e preferiu descansar um pouco. Foi seduzido pela oportunidade de trabalhar numa nova praça, o Rio de Janeiro. Com isso quem sabe suavizar seu perfil e imagem, de ranzinha e carrancudo. Encontrou pela frente um clube bagunçado, que lhe fornecia, nas ultimas duas décadas, um arsenal de fatores negativos, porém em todas as outras décadas de sua existência, um currículo de vitórias, honra e uma história que se funde a pratica do futebol no Brasil. E mais do que isso, um clube, uma instituição, querendo mudanças, ávida por vitórias, que tem uma torcida diferenciada e que quer mais do que nunca, beber o vinho que antes bebera. Muricy tinha pela frente não só um simples desafio, mas algo que poderia e muito acrescentar em sua vida, assim como foram seus grandes desafios. Por isso aceitou.

- A mídia, principalmente as pertencentes as Organizações Globo, noticiaram, a partir das 11 da manhã do dia 23 de julho, que Muricy Ramalho era o novo técnico da Seleção Brasileira e até de acordo com alguns jornalistas irresponsáveis e levianos, ex-técnico do Fluminense. Os veículos de comunicação Globo.com, globoesporte.com, Arena SporTV e até o Jornal Hoje, fizeram chamadas e matérias noticiando, o que para eles – erradamente – era o certo. Que Muricy já era o novo técnico da Seleção Brasileira. Mas aí eu pergunto: Todas essas matérias foram ao ar, sendo via radio, internet ou noticiário de TV, no período de 11 as 15 horas e quem viu o Muricy se pronunciar oficialmente sobre ter aceito o convite? O convite foi feito sim, mas como todo convite, ao menos para mim, é preciso ser aceito. Boa parte da maquina da Globo, erradamente noticiou o Muricy como novo técnico da Seleção e o próprio Ricardo Teixeira, veio a publico, em pleno Globo Esporte, confirmar que estava tudo encaminhando.

- Como e porque nesse processo todo esqueceram justamente do Fluminense?! Curioso como a mídia que cobra ética, que cobra postura profissional, cagou para tudo isso e “comodamente” se esqueceram que o Fluminense é quem empregava o Muricy, portanto tinha um contrato em vigência e sem nenhum tipo de cláusula que obrigasse o clube a liberá-lo em virtude de um convite da Seleção. Pois é, quase todos nesse momento, esqueceram da ética e, pior, não se importaram nenhum pouco para o Fluminense e ainda cobraram do mesmo, que fosse incoerente, que deixasse ir embora o melhor técnico do Brasil, para uma Seleção que não é mais do Brasil e sim dos seus patrocinadores. Curioso também como o Fluminense em nenhum momento foi consultado. Ninguém da CBF ligou para o Clube e conversou sobre uma proposta à seu empregado.
Quer dizer que nos olhos dos outros pode?...

- Muricy, ético como sempre e tido como “extremamente honesto”, as 13 horas disse a ESPN: Tenho contrato com o Fluminense, sou empregado do clube, se não me liberarem, papo encerrado com a CBF. Tenho uma família e filhos para servir de exemplo, não posso qubrar compromissos e contratos. Foi mais ou menos isso que Muricy falou e quando li isso senti logo” ele não vai sair”. Primeiro que não tinha necessidade nenhuma em dizer o que disse, levar a conversa pra seus valores morais, família e tudo mais. Se ele ficasse na dele e decidisse sair e ir para a Seleção, seria compreensível, “ todos” entenderiam. Nessa hora ficou claro pra mim uma outra questão: E se a proposta da CBF não o seduziu tanto assim?! Alguém pensou nisso na hora?! Pelo que sabemos agora, isso realmente aconteceu. Muricy queria 4 anos de contrato, garantias para ser o técnico na copa de 2014, mas Teixeira queria apenas dois anos. E ai meus amigos, vcs acham que o Muricy, macaco velho, safo, ia segurar essa bucha?! Esquentar banco pro Felipão, provavelmente?! No way. Pra mim é muito claro que se o Muricy tivesse sido realmente seduzido por um baita projeto da CBF, teria forçado uma barra para sair do Flu e a CBF até pagaria o restante do seu salário. Mas espertamente, Muricy usou as armas que tinha. Jogou a bola pro Fluminense, até pára não fechar sua porta na CBF e o Fluminense, como instituição enorme que é, disse que não liberaria o técnico e que o mesmo além de cumprir seu contrato, o renovaria até 2012. Well done Fluminense!

- Agora teremos um ônus com isso e antes de dizer o que vou dizer, já vou deixando claro que não sou daqueles- inúmeros torcedores do Fluminense - que acham que o time é vitima de uma perseguição mortal, que é a Geni do Futebol Brasileiro. Temos que abrir os olhos para tudo que vai acontecer agora, não com perseguição, mas com atenção mesmo. O Fluminense peitou a CBF e sabemos como as coisas acontecem quando se faz isso. O próprio São Paulo, que é poderosíssimo por sinal, levou uma rasteira quando a CBF antecipou a janela de transferência , beneficiando muitos clubes no país, principalmente o Internacional, que jogará cheio de reforços a semi-final da Libertadores contra o São Paulo. Parece que esse “acordo” foi costurado durante a Copa na Africa por dirigentes do Internacional. Agora é abrir os olhos para as arbitragens, porquê as coisas podem se complicar.

- O “digníssimo” Andres Sanchez, presidente do Corinthians, não liberou o Mano Menezes para a seleção e sim ”o vendeu” por um preço que , infelizmente, já sabemos como será cobrado. Por mais que tenhamos que lutar, será difícil tirar o titulo do Corinthians esse ano, mas nós tricolores vamos lutar e espero que não somente nós, mas todos aqueles que gostando e futebol jogando entre a quatro linhas somente.

- Não podemos fechar os olhos para maquina jornalística anti-fluminense que existirá agora, capitaneada pelas organizações globo e nisso nem preciso falar mais nada. É bom lembrar que o Fluminense só exerceu o seu direito de manter consigo um empregado que tinha contrato. E não adiantaria liberar o Muricy para a seleção se prejudicar. Que outro treinador do mesmo naipe assumiria?! Não tinha e não tem. O valor agregado que o Muricy trouxe para o Fluminense é inestimável e o próprio já sente isso do Tricolor.

- Fechando a coluna da mesma forma que abrimos, como diria Nelson Rodrigues: “...o resto é paisagem...”

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa JOE,mas faz tempo e perdi e última senha que postei por aqui...

Anônimo disse...

Sou o Ramsés que perdeu a senha...desculpa...

Tu é candidato aqui em Brasília?

Se for pode contar com meu voto OK.

Rodrigo JOE disse...

Hahahah, Fala Ramsés, tudo bem meu querido? Tempo que não o Vejo. Perdeu a senha?! ahhahaha!

Forte abraço