domingo, 5 de setembro de 2010

Guarani 2 x 1 Fluminense

1º Tempo

Até os 10 minutos --------------

Como todo começo de jogo, os times procuram se estudar e achar seu posicionamento em campo. O Guarani um pouco mais objetivo no jogo, caindo pelos dois lados como havia prometido o Técnico Wagner Mancini. Sem Diogo machucado, Valência em sua estréia tem uma missão difícil para qualquer jogador que faz seu primeiro jogo: manter o nível e não comprometer.

11 aos 21 minutos ---------------

Logo aos 11, uma boa jogada de Mariano pela direita, achou o Washington no segundo pau e que inteligentemente não tentou encobrir o goleiro e sim tocar no primeiro pau, onde se apresentava o Sheik. Bola da rede! O jogo seguiu franco, aberto para os dois times e o que me chamou atenção foram as decidas do Mazola, pelo lado direito da nossa defesa e o Valência que até os 21 minutos não havia se encontrado em campo.

22 aos 32 minutos --------------

O Fluminense tomou o controle do jogo, sabendo cadenciá-lo e conter a euforia do Guarani, que pecou sempre nos últimos toques. Conca ainda não apareceu no jogo, um pouco devido a participação acanhada do Valência até este momento. Agora lamentável mesmo foi a contusão do Emerson, nosso melhor jogador desde sua estréia, o que pareceu uma fisgada na parte posterior coxa esquerda. Esse vai fazer toda a falta!

33 aos 45 minutos --------------

Numa cobrança de falta, na boca da área, o Guarani empatou a partida. Ao menos pelos ângulos que a TV reprisou, não entendi o porquê que o Fernando Henrique não foi na bola. Que ele é fraco eu já sei, mas fazer golpe de vista dali? Numa bola que nem no ângulo e nem no cantinho foi, quase no meio do gol, é o cúmulo.
Valência melhorou sua posição em campo, o que ajudou ao Conca e o Deco aparecem um pouco mais. Rodriguinho que entrou no lugar do Emerson continua com a sua sina de não conseguir “terminar” uma jogada. Não me agrada também essa “Marirano dependência” que o Flu criou. Praticamente todas as jogadas nascem com ele. Onde estão nossos meias e o outro lateral Julio César? Se marcarem bem o Mariano, não conseguimos jogar. O Muricy precisa mudar isso.

O time precisa voltar com ímpeto de Líder do Campeonato para resolver essa partida logo no inicio, mas jamais descuidado do Guarani, que joga com tudo que tem até o apito final.
Mas o que eu queria mesmo era ouvir uma entrevista do FH sobre o gol, ahh como eu queria!


2 º Tempo

Até os 10 minutos -----------------

O Fluminense não entrou com o ímpeto necessário, para ditar o ritmo do jogo. Com isso o Guarani continua sendo mais ofensivo do que o Flu. Confesso o ritmo de jogo do Deco, é muito diferente dos outros jogadores. Diria até que o Deco joga quase no ritmo de pelada, muito despretensioso. Não cria e não marca.

11 aos 21 minutos ------------------

Guarani continua propondo mais o jogo, estranhamente o Fluminense erra passes demais.
Aos dezesseis minutos o guarani cobra uma falta com o Baiano e o que me assustou foi a forma bisonha que o goleiro se posicionou. Deixou todo o canto exposto e pela falta de qualidade do cobrador, não tomamos a virada.
Aos vinte e um, quase que a virada se concretiza, mas uma boa intervenção do Fernando Henrique evitou a virada do bugre. Agora, como um homem de 1,80 cai com tanta facilidade como o André Luis.

22 as 32 minutos -----------------

A única coisa a se citar nesse período foi o gol de falta do Guarani. A bola passou por dentro da Barreira e dessa vez o Fernando Henrique não teve culpa.

33 aos 45 minutos ---------------

O Fluminense de forma acanhada, tentou empatar e chegamos perto disso aos 40 minutos, onde o Conca perdeu um gol praticamente com o goleiro batido já.

O Time

O Fluminense novamente não fez uma boa partida, eu diria que sua atuação hoje foi pífia. Poucas vezes tivemos o controle do meio-campo, que é o termômetro do jogo. Com a saída do Emerson, perdemos nosso poder ofensivo e muito da velocidade do nosso ataque. Rodriguinho que entrou em seu lugar,é triste de tão ruim. Disse e repito: eu nunca vi ele começar e terminar uma jogada. Ele cai ou perde a bola.
O Fluminense não tem mais ditado o ritmo de jogo nos seus últimos jogos. Hoje tomamos dois gols de dois ex-jogadores: Baiano e Fabão.

O que tem acontecido ao Fluminense? A causa mais plausível para a perda de rendimento, se deve a entrada do Deco e o time passando a jogar no 4-4-2, deixando o 3-5-2 para trás. É curioso como a entrada de um jogador, da qualidade do Deco, emperrou o meio campo tricolor. O Luso-Brasileiro, joga muito cadenciado e as vezes parece displicente e lento. Tem que pegar o ritmo de jogo do futebol brasileiro, mas o único jeito de pegar esse ritmo é jogando.

Vale lembrar que temos um turno inteiro pela frente e subidas e caídas de rendimentos fazem parte de qualquer time, só que agora tem um jogo a mais que o Corinthians e não dependemos mais só de nós. Tudo pode acontecer, mas se o Flu quer realmente ser Campeão, vai precisar voltar a jogar bola.


Muricy

Assim como errou contra o Palmeiras, em manter o lento e pesado Washington e tirar o Emerson, hoje o super-técnico vacilou em não mudar a equipe no segundo tempo. Na etapa final eu tiraria o inoperante Rodriguinho e colocaria o Tartá. Bem, todos nós sabemos quem é o Tartá, mas naquela altura do jogo, com o Rodriguinho tropeçando nas próprias pernas, o garoto Tartá poderia dar mais velocidade ao ataque e propor algumas jogadas, ir pra cima, causar preocupação à defesa do Guarani.
Sabemos que Muricy não costuma fazer alterações, só que agora se faz necessário, seja por contusões ou necessidade de mudar a cara do jogo.
Hoje o Fluminense foi um time apático e que nem de longe lembrou o Líder do Brasileirão.


Goleiros --------------

O Problema não é só o FH, o Fluminense não tem NENHUM goleiro que preste. FH pode ter feito grandes atuações na Libertadores, mas no geral é um pulha.
O Rafael e o Berna idem.
Nenhum dos três tem cara de "Goleiro Campeão Brasileiro".
Time que quer ser campeão brasileiro, não pode depender de sazonalidade de goleiro nenhum.

2 comentários:

A. P. Leme Lopes disse...

Acho que se eu ouvir mais uma entrevista do FH falando que ele "não é mágico" ou que "os números estão comigo", eu mando matar esse f-d-p!

Rodrigo JOE disse...

Ahhh, faça algo logo André, pq o FH não pega gripe, nao tem distenção, nada acontece a ele!