domingo, 12 de setembro de 2010

Venceu, quem mais se propôs a vencer.





Era o jogo para o Fluminense dá uma estilingada na liderança, mesmo se o Corinthians vencesse, afastaríamos a nuvem de “crise(Fred, FH e Rafael) e iríamos ainda para um confronto direto conta o Corinthians, muito motivados.

Para nossa sorte, o Corinthians também perdeu, mas para o Grêmio e não para o Atletico-Go, como nós fizemos, pra variar, nos acréscimos.

Venceu, quem mais quis e se propôs a vencer o jogo. O Fluminense, como de praxe nesse campeonato, saiu na frente, mas assim como vem acontecendo ultimamente, cedeu o empate logo em seguida e a virada nos acréscimos.

O Fluminense entrou num 3-6-1 diferente, com o Julio César jogando de meia-esquerda e o Carlinhos na lateral. Não sei se o intuito do Muricy, era dar mais consistência ao lado esquerdo do campo, já que pelo lado direito, Mariano se vira bem. Mesmo com o gol e boas oportunidades com bola na trave de Gum e Washington, não vi beneficio nenhum nesse esquema. (quando se monta esse esquema, com dois jogadores da mesma posição pelo mesmo lado, algumas coisas podem e devem acontecer para se usufruir 100% dele.

1 – A alternância do lateral com o outro jogador, no caso Carlinhos e Julio César deveriam trocar de posição em algumas situações e isso até aconteceu, mas de forma muito discreta.

2-Júlio César deveria servir de elemento surpresa, o que não aconteceu.

3- A inversão de jogadas se for constante, abre-se mais espaço para que os meias de criação, Deco e Conca, tenham mais espaço pelo meio do campo, com isso facilitando o municiamento do atacante e isso, infelizmente, não aconteceu.


O Goiás entrou num 4-5-1, com o Josiel enfiado lá na frente e o Elias, flutuando pelos dois lados. O limitadíssimo André Luis, erradamente saiu para dar o primeiro combate no Elias, que obviamente, ganhou todos. Não entendo o porquê o Muricy insisti nesse zagueiro, lento, pesado e sem tempo de bola.

Washington sentiu muito a falta de um companheiro de ataque, o que Muricy fez questão, erradamente, de manter dessa forma até o fim do jogo.

Enquanto Renê Simões com um jogador a menos, metia atacantes no seu time, Muricy insistia na entrada do Belleti e no seu jogador de confiança, Marquinhos. Era claro que por mais que tivéssemos a posse de bola, ainda estava muito difícil agredir, de forma efetiva, o gol do Atlético. Poderíamos ter vencido o jogo? Sim, seriam três pontos a mais, mas continuaríamos achando que estamos jogando fino da bola, o que fizemos bem no primeiro turno do campeonato e estamos longe de fazer agora.

O time do Atlético-GO, mesmo com menos posse de bola, era mais impetuoso em seus contra-ataques e num desses, com a eterna ajuda do goleiro(?) presepeiro-fake-amigodadatorcida-mestreemgolpesdevista-desconhecedordesaidasdegol-mestreempularatrazado-nãoarmadordebarreiras , virou o jogo e decretou nossa derrota.

Muricy com suas substituições, deixou claro que acreditava num gol tricolor. Renê Simões com suas substituições, deixou claro que perseguiria o gol da vitoria a qualquer custo.

Se fosse uma luta, faria o paralelo que o Renê chamou o Muricy pra luta, pra lutar em sua guarda, Muricy aceitou, mas achando que ganharia a luta por pontos, mesmo com os laterais e o único atacante cansado. Quase tudo dava certo para o Muricy, já que o empate não era um bom resultado. Nisso, contando com a vitoria por pontos, tomou um uppercut no queixo e caiu sem saber o que havia acontecido. Quando abriu os olhos, só conseguiu ouviu o apito final e Deco, puto da vida, chutando a bola para as arquibancadas.

Venceu quem mais procurou a vitória durante os 90 minutos.

----------------------

Fernando Henrique

Estamos aqui novamente para falar desse pulha, projeto “malacabado” do que pode ser um goleiro. Vocês repararam que no primeiro gol, Fernando Henrique só pula(?) para tentar a defesa quando a bola está atravessando a linha do gol?! Não perceberam?! Vejam o lance.

http://www.youtube.com/watch?v=sk2qJ5wQ5Oc

Fernando Henrique no segundo gol, poderia e deveria ter saído no jogador na hora do lançamento. Como é de praxe nesse fantoche que defende, há anos luz as metas tricolor, ele tentou sair, parou no meio do caminho e de longe acompanhou o jogador que espertamente tocou pro meio, pegou o Juninho de frente pro gol e com o fantoche mal posicionado.

Nosso problema nesse momento é que nenhum dos três goleiros(O Pulha, Rafael e o Berna) são confiáveis. Infelizmente não temos um goleiro que some ao elenco do Flu. Não temos nenhum goleiro confiável.

O pior disso tudo é que o Fernando Henrique é mais vitima do que culpado nisso tudo. Porque eu não consigo entender, como um goleiro(?) sem técnica alguma, com poucos fundamentos, pode ser titular de algum time da série A.

Como que um Vitor Hugo da vida, treinador de goleiros do Fluminense, com 11 anos de casa(somando todas as passagens), nunca conseguiu parir um goleiro descente. Não temos a mínima proficiência para patir/contratar/gerir bons goleiros.

Relembre alguns dos nossos ilustres goleiros nos últimos tempos: Ricardo Pinto, Jefferson, Wellerson, Adilson, Ricardo Cruz, Diego, Diogo, Kléber, Murilo, Berna, Ronaldo Roqueiro(com 80 anos), Fabio Noronha e sei La mais quantos incapazes.

E ai?
----------------------
Deco

Não vou me tornar refém de jogador nenhum, jamais. Eu torço para o Fluminense e mais ninguém. Dito isso, vamos lá.

O Deco está longe, mas longe mesmo do jogador que contratamos e pagamos R$ 750 mil por mês. Não estou conseguindo ver no Deco, o jogador brilhante que contratamos e não vou me vender a uns toquinhos estilosos e só isso, até por que toquinhos estilosos seriam o mínimo do mínimo que eu esperaria de um jogador do nível/preço dele.
Uma coisa é certa pra mim: Se ele não mudar sua forma de jogar, ONTEM, tem que ir pro banco. Digo e explico.

Deco e qualquer jogador que jogue como ele, tem amarrado o meio-campo do Fluminense. O ímpeto que tínhamos nos contra-ataques, e na passagem de bola da lateral para o meio e vice-versa, não tem mais acontecido desde a sua entrada.

Isso nada tem haver com ausência de Diguinho, Emerson, Diogo e Fred. Estou falando especificamente do Deco e de qualquer jogador que faça o que ele está fazendo.
Quando se toca a bola pro Conca, o que ele faz? Recebe a bola, se tiver que dar o driblem dá em direção ao gol e parte de forma objetiva em direção a meta adversária. Já o Deco não, ele recebe a bola, gira e toca de lado. Raramente toca a bola pra frente e mais raramente ainda propõe o jogo, digo até que eu muitas situações, o mesmo “foge” do jogo, não se apresentando tão claramente e desmarcado para receber a bola e fazer o que tem que fazer.

Volto a dizer, não é perseguição ao jogador, mas sim a forma como ele está atuando. O que eu mais quero é ver um Deco rápido, criativo e que defina, chute de longe como sempre fez, cobre boas faltas como já fizera várias vezes. Mas esse Deco que é lento, só toca de lado e não procura o jogo, eu não quero. Nem ele e nenhum jogador que se comporte assim.

A maioria das bolas que passam hoje pelo nosso meio-campo, e passam por ele, acabamos perdendo o ímpeto do contra ataque e das saídas rápidas.

------------------------

Obrigado aos amigos que acompanharam o jogo com a transmissão da Executiva FM 101,7. Novamente foi muito legal o trabalho e mais ainda receber mensagens de muitos amigos que estavam acompanhando o jogo, alguns deles nem torcedores do Flu.

Na próxima quarta, estarei novamente com a Executiva FM 101,7 na transmissão de Fluminense x Corinthians, ao lado do narrador Mauricio Leandro e do comentarista Carlos Nascimento.
------------------------
Fotos retirada do blog do Renato Mauricio Prado, aqui

6 comentários:

JR disse...

A atual campeã do mundo ganha por um motivo simples: posse de bola. A Espanha chega a ter 65% de posse de bola. No futebol, os 90 minutos são divididos em 70 minutos de bola rolando e 20 de bola parada. Se a Espanha tem 65% de posse, quer dizer que ela tem a bola por 40 a 45 minutos, em média, deixando o adversário com apenas 20 a 25 minutos para resolver o jogo. Ou numa eventual bola parada.

O único time que poderia bater de frente com a campeã mundial, seria a Alemanha pelo contra - ataque eficiente e rápido. Aquele contra - ataque mortal. Porém, a Espanha é um time equilibrado. Ataca com 6, 7 jogadores, amassando o adversário e defende com 6,7 jogadores, neutralizando o contra - ataque. Todos jogadores do perfil do Deco: jogadores, cadentes, cabeça erguida, que sabem acelerar o jogo com passes de primeira ou segurar o jogo, ditando o ritmo de jogo, o quê, de certa forma, irrita o adversário, que não tem a bola.

O futebol moderno, vencedor exige você não deixar o adversário jogar.
Retendo a bola. Sem bola, menos chances de gol. Fato. Os últimos times vencedores foram assim. O Barcelona, na época do Deco, jogava com o Xavi como primeiro voltante. Usava o contra - ataque fulminante, sim, mas a base do jogo era paciência e penetração como no futsal,que privilegia a técnica. Chegando de pé em pé. O Barça do ano passado não mudou muito também. O Santos, apesar de uma zaga fraca, só tinha o Arouca como volante. E o cara sai pro jogo. No Flu, chegou a ser terceiro homem de meio.

O Corinthians de 2009 foi outro bom exemplo. Dois volantes leves, que fechavam os espaços. Elias e Cristian foram fundamentais. O Fluminense, agora, tem a chance de repetir a fórmula vencedora.O Deco, cara, pode dar essa caracteristca como vem dando.

Não o vejo jogando mal, tampouco responsável pela queda de rendimento da equipe. Os gols do Goiás foram em velocidade e com a participação direta nos dois primeiros. Ontem, deixou o Gum sozinho.

Os tropeços causados foram diretamente ligados ao FH e a nossa frágil zaga.

JR disse...

Sobre o jogo, eu vejo parecido contigo. Tava meio bebâdo e dividia a atenção do jogo com a bunda da amiga da minha irmã, que é absurdamente linda, mas consigo dar meu pitaco.

Eu não diria que o Atlético se prôpos a vencer. Quem se propõe no futebol, na minha opinião, é quem vai pra cima desde o começo. O Dragão foi covarde pra caralho. Eu vejo como um time oportunista. Renê arriscou em cima de um Fluminense sonolento e arrogante, a qualquer hora eu venço. Não culpo o Muricy que quis vencer com equilibrio. Botou um time pra frente sem perder a postura atrás. Perdeu, porque o Fluminense, como dito antes, jogou com um sono do caralho.

E lógico. Mais uma vez FH falha.

Rodrigo JOE disse...

Quem detém a posse de bola, deve mandar no jogo, ao menos vejo dessa forma. valorizá-la é fundamental, mas como bem vc disse, saber usá-la. Não sei se citou a Espanha, Barcelona ou o Corinthians como exemplo ou tentando fazer um paralelo com o Fluminense.

Esse Fluminense que está ai, não tem esse perfil de saber trabalhar a bola de forma exaustiva, a ponto de cansar o adversário, criando com isso espaços e oportunidades. O Deco não fará isso sozinho, isso parte da forma como os jogadores gostam de jogar e das instruções passadas, no caso, pelo Muricy. Não sei se esse Fluminense de hoje jogará assim hoje ou ano que vem, sinceramente não consigo vislumbrar isso.

O Santos hoje é um time que valoriza a posse, faz a bola rolar por todo o campo e dificilmente rifa a bola. Na Rádio, quando disse que o santos jogava um “futebol Bailarino”, foi por isso, fica difícil decifrar o esquema que o Santos joga quando está atacando, pois sobem, 5, 6, 7 jogadores e a bola passa por todos, até se criar o espaço necessário para penetrar na defesa adversária.

O que digo sobre o Deco, vai de encontro com o que você falou. Eu gostaria sim que ele passasse mais tempo com a bola, trabalhasse-a, porém ele se desfaz da bola muito rápido e na maioria das vezes, tocando-a de lado. Pouquíssimos lances, viu-se ele recebendo a bola e indo em direção ao gol, seja para municiar o ataque ou tabelar com o Conca. Lembro que se ele não fizer isso, quem terá que fazer será os volantes, seja Diguinho, Diogo, Valência, o que cairia o nível do passe, como já sabemos.

Minha cobrança sobre o Deco, é justamente pelo jogador que ele é. Por sua importância e desempenho por todos os times pelo qual passou, pelo seu peso no elenco tricolor e pelo seu valor monetário.

Rodrigo JOE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Venâncio disse...

O Fluminense ainda não joga como o Barça, Santos ou Corinthians 09, naquele 4 - 3 - 3/ 4-5-1/ 4-2-3-1.
Mas eu vejo potencial muito grande pro Fluminense vir a ser um desses times.

Dois volantes movéis: Fernando Bob e Diguinho. O problema é a displicência dos dois. Ás vezes, passam a bola de qualquer jeito. Se ficarem mais atentos, teremos uma ótima dupla de volantes modernos.

Os três homens que poderiam chegar ao Fred, a referência, seriam Sheik - Deco - Conca, tendo uma troca de posiçoes entre Conca e Emerson. E até mesmo Deco, que apesar de ser um jogador do circulo central, mesmo, também sabe jogar pela lateral.

É um time rápido, inteligente e que sabe tocar a bola/abrir espaços.

Acho que o fator técnico - Muricy passar as instruções - não é problema. Muricy é um cara vitorioso e sabe que o único jeito de formar um time vitorioso com o que tem de melhor - Fred, conca, Sheik e Deco - é dessa maneira.

Até o Renato Gaúcho fez um ótimo 4-5-1 na Libertadores.

O Deco, de fato, não mostrou ainda se valeu os 750 mil. Mas sabemos que a qualidade técnica, com o tempo, vai permiti - lo. Um dos problemas da torcida do Flu, até por lógica, é a falta de paciência.

A falta de titulos faz com exijamos respostas mais rápidas. Mas não é bem assim. O Maicossuel, por exemplo, que você gosta (na rádio tu falou que ele era gênio, porra), só desequilibrou contra o Grêmio Prudente. O Valdivia tá mal.

Eu só quero mostrar que a queda de rendimento do time não tem a ver com a entrada do Deco. É um campeonato dificil, com turbulência e o Fluminense já vinha vencendo jogando mal. Agora, a sorte acabou e é melhor o Flu correr atrás do preju - leia - se, chutar a bunda do FH e André Luís.

Esses dois jogadores, sim, são bem nocivos ao Flu. Contra o SP, Fh falhou duas vezes e o Wash bateu mal. Contra o Palmeiras, gol de uma bola alçada na área, no último minuto. Ridiculo. Guarani dois gols de falta, onde um deles o FH nem pulou. O outro PASSOU NO MEIO DA BARREIRA.

A verdade, na minha visão e como disse antes, o Fluminense jogava mal e vencia pela consistência defensiva - apesar dos dois.

Rodrigo JOE disse...

Tudo o que eu disse, é baseado no que ESTÁ acontecendo e meu julgamento vai por esse lado.

O que vc está dizendo é sobre o que " pode" acontecer e respeito seu ponto de vista, mas ainda é um " se".

Torço para que de certo, Fred, Sheik, Deco e Conca, qualidade não falta, podemos vencer muito, fazer inúmeros gols, mas isso não quer dizer que teremos a posse de bola, assunto majoritário da sua argumentação.

Sobre o Maicosuel, eu disse que naquele momento - joel sacando Maicosuel para entrar no Loco Abreu - ele tiraria a genialidade de campo, o imprevisível, o que pode causar uma surpresa e colocaria um atacante fixo, que poderia até inventar, mas não tem o repertório de criação como tem o Maicosuel.

o Gênio foi só pra sair bonito e saiu :)Foi uma licença pra lá de poética.


JOE