terça-feira, 16 de outubro de 2007

Pênaltis


Não vejo normalmente uma cobrança de pênalti, como os demais. Há anos debato com amigos, colegas e sempre tive um posicionamento diferente sobre esse assunto. Bem, vou tentar explicar alguns pontos.

O Cobrador

Bem, o batedor de pênalti, na maioria dos times, é o artilheiro ou o jogador mais “habilidoso” do elenco, o que pra mim, não credencia ninguém a ser cobrador de pênalti. O cobrador além de ser um jogador equilibrado emocionalmente, deve saber “ler” o goleiro. Não acho que pênalti bem batido é aquele que entra. Se entrar, ótimo, mas o pênalti é um momento crucial de uma partida, uma oportunidade única, que se for bem estudada por quem cobra, é gol garantido. O cobrador deve treinar todos os dias, aperfeiçoar sua técnica. Onde bater na bola, qual parte do gol bater. Assim como poucos jogadores na história mostraram sua técnica em cobrança de falta, cobrar pênalti é tão difícil quanto.


Onde Bater

Como goleiro que fui, posso garantir que no alto ou bem rasteiro e forte(no canto) é praticamente impossível de se pegar. Alguns tentam no meio, muitas vezes entram, outras não. Quem não sabe bater pênalti cobra sempre a meia altura. Claro que a bola pode entrar e parabéns pra ele, mas cedo ou tarde vai perder e isso pode levar por água abaixo muitas esperanças de títulos, rebaixamentos, igualdade de placar e por ai vai. É preciso saber onde bater. Se tiver chovendo, tentar os cantos superiores. Se tiver seco, bater rasteiro forte e firme ou no alto. Nada de pênalti a meia-altura.


Alguns Cobradores

Vou citar o nome de alguns jogadores que cobraram ou ainda cobram pênaltis por onde passam:

Ronaldinho – Cobrador mediano, acerta um pouco mais que erra, mas por deficiência técnica da maioria dos goleiros, acaba convertendo.

Kaká – Excelente cobrador. Observa o goleiro, as condições e não tenta inventar.

Ronaldo – Péssimo cobrador, não sabe fazer a leitura dos goleiros e tenta “enganar o goleiro”, coisa que não funciona.

Luis Fabiano – Excelente cobrador. Desde sua época no São Paulo, sempre cobrou muito bem. Teve poucas falhas e a maioria cumpriu a regra.

Palermo – Péssimo cobrador. Acha que fechar os olhos e encher o pé vai funcionar sempre.

Zico – Mal cobrador. Apesar de ter uma habilidade ímpar, pênalti não era o seu forte. Já em faltas...

Geovani – Quem se lembra do meio-campo do Vasco na década de 80? Pois é, como ele, não vi igual. Era bola morte e é assim que o pênalti dever ser, bola morta. Treinava incansavelmente todos os dias. No momento do pênalti, independentemente de quem fosse o goleiro ele já sabia o que fazer.

Ronald – Epa, o que esse cara ta fazendo nessa selta lista? Bem, ele está aqui pra mostrar o quanto era bom cobrador de pênaltis. Em 1995 o Fluminense tinha o Reanto Gaúcho, jogador habilidoso, tinha o ailton, habilidoso também, porém o cobrador oficial era o Ronald. E digo: cumpria com maestria.



Mídia Burra



A mídia tem uma mania estúpida de na hora da cobrança dizer que o jogador “DESCOLOCOU” o goleiro. Gente, isso é pura balela. Ninguém desloca ninguém. Até a paradinha foi criada com intuito de “deslocar” o goleiro, porém poucos hoje sabem fazer. O Rogério Ceni por algumas vezes a fez perfeitamente. O intuito da paradinha é fazer com que o Goleiro, no momento em que você fizer a paradinha, pule imediatamente pra um dos lados ou mova seus pés na mesma direção, com isso você tem o canto oposto aberto pra tocar pro gol. Agora, quando o cara faz uma paradinha feia, errada e a bola entra, a mídia diz que fulano “deslocou” o goleiro, que cricrano com a paradinha matou o goleiro. Pênalti não pode ser analizado assim simplesmente porque tem que ter o máximo de aproveitamento possível e ser executado de forma certa. Não se pode mascarar um cobrador de pênalti que bate forte de olhos fechados e a bola entra. Porque quando ele pegar um goleiro, no mínimo esperto, passará a perder todos que bater.
No basquete há uma estatística que afere o melhor atleta em lances livres, mas não só isso, eles também informam quem são aqueles que fazem o ponto sem a bola ter o contato com o aro, o famoso chuá! Isso mostra que não vale apenas botar a bola pra dentro, mas sim como fazê-lo, justamente pra dar mais segurança a equipe, treinador, torcida e diminuir a margem de erro.

Cobrança de pênaltis é coisa seriíssima, ao menos no Brasil deveria ser, porque aposto que no dia que os EUA vestirem a camisa de vez do Futebol, muita coisa vai mudar.


Fluminense

É impressionante como entra ano e sai ano e algumas coisas não mudam, entre elas a forma como é escolhido os cobradores de pênaltis. Eu particularmente, tentaria o Arouca e Thiago Silva. Se não colar, vai tentando outros, o que não pode é acontecer o que aconteceu no ultimo jogo contra o São Paulo. Primeiro tempo bate Thiago Neves, segundo pênalti bate Gabriel. Vejam só: GABRIEL. Pode ser talentoso, simpático, marrento, titular, o que for, mas não pode bater pênalti, justamente porque não sabe. Faz paradinha sem saber, bate sempre a meia altura e aí não dá. É preciso se estabelecer parâmetros para um cobrador, dentre eles os que citei.

É preciso levar mais a sério as cobranças de pênalti no Brasil, muita coisa pode estar em jogo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande R. Joe!

Tem um ditado que fala que "penalty, e boca-livre, só perde quem é otário".

O Gabriel, por ter cavado o penalty, achou-se no direito de batê-lo. Ele bateu mal, concordo. Mas, não acho que a torcida ficou apreensiva quando ele pegou a bola...pelo menos, ouvindo pelo Radio Globo, não fiquei.

Faltou vc mencionar na sua lista de batedores, nosso Romário. E aí, o q achavas dele batendo penalty?
A cobranca manjada dele era rasteira no canto direito do goleiro, mas invariavelmente, ele mudava de canto, e todos caiam...hehehe

Outra coisa, penalty é diferente de lance livre, pois a cesta não muda de jogo para jogo. E os goleiros bons, estudam os atacantes! O que adiantaria treinar com o FH, e bater contra o DIDA, p. ex? ;-)

ST,
Gustavo Pedreira

Rodrigo JOE disse...

Fala Pedreira!!!

O romário é um bom cobrador de penaltis. Esperto como sempre, observava o goleiro antes, mas em muitas de suas cobranças bateu de forma displicente. Agora, jogando era um MONSTRO.

Quando citei o lance livre foi somente pra mostrar o quanto os americanos levam a sério esse tipo de coisa, que não basta somente colocar a bola na rede.

Claro que no futebol tem o Goleiro - gostei da sua comparação com FH e Dida - mas ainda acredito que falta muito conhecimento e treinamento dos jogadores.

Apareça sempre!

Abraço

JOE

A. P. Leme Lopes disse...

O melhor batedor de pênaltis que eu já vi foi o Alan Shearer, centroavante do Newcastle e da seleção inglesa. Sempre uma porrada forte no ângulo. Não me lembro de tê-lo visto perder um. Aliás, o Shearer era um fenômeno. Ruim que dói, mas fazia gol pra c...

romero disse...

VC NAO CITOU O PELE QUE INVENTOU A PARADINHA E FAZIA OS PENALTIS, O ROMARIO TAMBEM FAZIA A PARADINHA DO PELE E CONSEGUIA FAZER A MAIORIA DOS PENALTIS.CONCORDO COM TUDO DA MATERIA ESCRITO POR VC ,MAS, DA EPOCA DO FUTEBOL ANTIGO ATE A EPOCA DO ROMARIO TEVE MILHARES DE BONS BATEDORES DE PENALTIS, DEPOIS DO ROMARIO, , NAO EXISTE NINGUEM , QUE BATA UM PENALTI BEM ,ISSO E UMA VERGONHA , FAZ QUASE 10 ANOS QUE O ROMARIO PAROU E ENTRE MILHARES DE JOGADORES NAO EXISTE UM BATEDOR DE PENALTI NEM NO SAO PAULO EXISTE UM JOGADOR QUE SAIBA BATER,SO O GOLEIRO ROGERIO CENI SABE BATER , ISSO E UM ABSURDO UMA VERGONHA, NO BRASIL INTEIRO NAO TER BATEDOR DE PENALTI