quarta-feira, 11 de abril de 2007

Não vale dispensar por dispensar, nem contratar por contratar

O Flu mal contratou 17 jogadores e já começa preparar sua lista de dispensa. O receio é justamente dispensar os que não tiveram “como” mostrar seu futebol e não dispensar aqueles que mostraram de forma negativa.

O Receio dessa lista é quem vai encabeçá-la. Sinceramente, deveria ser o Joel. Porque com ou sem reforços, ele não tem mais punch pra montar/treinar um time vencedor. O Futebol mudou muito de 15 anos pra cá, Joel não se adapta mais. Deveria ser o primeiro da lista, seguido, obviamente, por Fernando Henrique, que não foi, não é e jamais será um goleiro razoável.

As contratações podem vir, podem vir bons e até excelentes jogadores, mas sinceramente não consigo confiar/acreditar num trabalho que começa pelo fim. O primeiro tem que ser o técnico. É ele quem diz com quem vai trabalhar. É claro, que não se pode ficar refém de PC´´s, e Joel´s, porque poderia vir até os Ronaldos que não daria certo. Não adianta ficar com o papo furado de que confia no técnico e que os resultados precisam aparecer. Não pode ser assim. Acontece, que a gulodice do Fluminense, no inicio do ano, em querer tudo de uma vez, acabou nos colocando nessa situação. Perde 3 jogos, é crise mundial, manda uns embora, e trás outros. Assim não vai dar.

Vamos ver os nomes do elenco profissional do Flu (www.fluminense.com.br) e as considerações com as seguintes legendas: Dispensar Imediatamente, Manter, Observar Mais um pouco e Quem é esse cara?



Goleiros
- Fernando Henrique – Dispensar Imediatamente
- Ricardo Berna – Observar Mais um Pouco
- Diego – Dispensar Imediatamente
- Luiz Cetin – Quem é esse cara?

Laterais

- Carlinhos - Manter
- Ivan – Observar Mais um Pouco
- Junior Cezar – Dispensar Imediatamente
- Roger - Manter
- Rafael – Quem é esse cara?

Zagueiros

- Anderson – Observar Mais um pouco
- Fernando Souza – Quem é esse cara?
- Luiz Alberto - Manter
- Thiago Silva - Manter

Volantes

- Arouca - Manter
- Cícero - Manter
- Davi – Dispensar Imediatamente
- Dionattan – Quem é esse cara?
- Fabinho – Dispensar Imediatamente
- Romeu – Dispensar Imediatamente

Meias

- André Moritz – Observar mais Um Pouco
- Carlos Alberto - Manter
- Thiaguinho – Observar mais Um Pouco
- Tiago Neves – Observar Mais um Pouco

Atacantes

- Cícero - Manter
- Adriano Magrão – Dispensar Imediatamente
- Soares - Manter
- Alex Dias - Manter
- Rafael Moura - Observar Mais um Pouco

Técnico

- Joel – Dispensar Imediatamente


Bem, tem alguns jogadores que ainda podem mostrar alguma coisa. O momento é complicado porque jogadores foram mal escalados, mal substituídos e mal instruídos tanto pelo PC quanto pelo Joel. Isso complica demais na avaliação dos jogadores individualmente. Tem técnicos que sabem moldar, aparar as arestas de alguns jogadores. Vejam o caso do Rodrigo Tiui. Nunca vai ser um grande jogador. É rápido, se movimenta bem, mas tem limitações técnicas e de conclusão. No Flu, nunca rendeu nada, sempre foi aproveitado como um ala esquerda e poucas vezes como atacante de fato. As poucas que foi, apareceu em umas,outras não e ainda contava com a marcação da torcida.

Foi pro Noroeste. Foi escalado como atacante e surpreendeu a todos. Dali pro Santos foi um pulo. Caiu nas mãos do Luxemburgo e todos sabemos o restando da história.

É preciso muita prudência com as dispensas e as próximas contratações. Caso contrario, o filme vai ser queimado novamente, a grana do patrocinador idem, e a paciência da torcida não mais existirá.

Prudência...

Nenhum comentário: