quinta-feira, 12 de abril de 2007

Vence quem quer

É claro que o título do texto é um pouco instigante. Na vida e nem no futebol, basta-se querer algo, pra tê-lo. Se você não desejar algo, não lutar por isso, não tem como conseguir. No Futebol, a vitória é assim. Há de se deseja-la, persegui-la, persuadi-la, encosta-la na parede e lhe trazer para si.

O que vi no jogo de ontem entre Botafogo x Vasco, foi justamente essa vontade incessante de vencer. Desde o primeiro segundo de jogo, as duas equipes não tiveram tempo de respirar. A gana pela vitória era maior. Um jogo maravilhoso, aguerrido, jogado, brigado e, até intimidador. Ontem ficou ainda mais claro pra mim, que quando uma equipe “quer” realmente algo, ela pode conseguir. No quesito luta/garra/força de vontade as duas equipes saíram vencedoras. Nesse ponto, quem tem mais técnica não conta, mas sim a vontade ininterrupta de vencer.

Em 1993 o Palmeiras tinha um grupo que transpirava vontade de vencer. Quem se lembra da equipe e dos jogos, não vão se ater à qualidade técnica dos jogadores, mas sim a vontade que os mesmos entravam em campo. Aquela equipe tinha em seu DNA o verbo Vencer e em cada jogo, cada integrante da equipe conjugava esse verbo. Era impressionante como jogava aquele Palmeiras.

O Fluminense há tempos não tem uma equipe assim. Uma equipe que mesmo que perca, não envergonha sua torcida e sua própria história. A derrota faz parte da vida de cada um e também dos times de Futebol, mas é preciso “querer” vencer pra conseguir “saber” vencer. Da mesma forma que se aprende a vencer, também se aprende a perder.

A ultima vez que vi uma equipe do Fluminense começar a aprender a vencer, foi a de 2005. Um determinado momento do Campeonato, o time jogava por si só. Infelizmente, ficou claro mais adiante que essa vontade de vencer, era mais uma ilusão do que um sonho. Sonho é algo que requer compromisso. Você traça suas metas, se planeja e faz de TUDO pra conseguir seu objetivo. Ilusão não, você apenas deseja, quer, mas não faz o que precisa ser feito pra conseguir. Naquele ano o Fluminense teve a ilusão de um vencedor.

Que um dia o Fluminense, como um todo, deseje a vitória como jamais desejou algo e transpire o que for necessário para consegui-la. Só vence, quem quer.

Nenhum comentário: