sábado, 15 de março de 2008

Atenção pouca é bobagem


A vitória do Fluminense por 2x0 contra o Americano, infelizmente, continua mascarando a falta de preparo tático do time. Se não fosse uma excelente exibição do Fernando Henrique, o americano poderia facilmente ter feito uns três gols.

A vitória é importante pelos pontos, mas não mostra e nem mostrou, evolução tática.

Quando um time entra em campo, ele tem que saber como se portar. Cada jogador deve saber onde se posicionar e como agir e reagir a cada ação do adversário. O Fluminense não mostrou isso ainda. Fora um jogo lá outro cá, não existe ainda um padrão. O padrão tático é estabelecido nos treinamentos, mas para que os treinamentos funcionem, é preciso que quem comande detenha a didática e conhecimento do que for transmitir e que os comandados consigam absorver as informações tendo a competência de colocá-las em pratica.

O Renato ainda não é esse técnico capaz de fazer com que esses treinamentos surtam efeito. Não vale um jogo aqui e outro ali, como foi aquela exibição de gala contra o Arsenal. Mas se aquilo tudo que vimos, foi pura competência e disciplina tática implementada pelo Renato, porque ela não se repetiu? Não precisando fazer seis ou sete gols, mas com domínio tático, mesmo que vencesse por 1 ou 2 a zero.

Por várias vezes, o Renato repete o discurso que o time tem entrado em campo com a mentalidade “ venceremos na hora que quisermos” e isso é uma baita lorota. Para tristeza da torcida e não do Renato, o time não pensa assim. O time até tenta, mas de forma desorganizada, justamente porque não tem um padrão tático, seja ele ruim ou bom, mas não o possui.

Porque estou dizendo tudo isso, se mesmo assim estamos vencendo? Simplesmente porque quando a coisa “esquentar”, não venceremos e, assim foi na Taça Guanabara contra o Botafogo. Naquele jogo pensei que venceríamos , mesmo com uma grande exibição do competitivo time do Botafogo e as duas coisas não aconteceram. Perdemos para um Botafogo que se portou de forma medíocre e um Fluminense que se portou improdutivamente.

O time precisa evoluir muito e nosso técnico(?) também.

Nenhum comentário: